Reino dos Países Baixos (Koninkruk Der Nederlanden)

netherlands

zwanenburgwal1-amsterdan1

O país chama-se oficialmente Reino dos Países Baixos, mais é mais conhecido em muitas nações como Holanda , nome de uma de suas províncias. Inteiramente formada por planícies , a nação tem quase metade do território abaixo do nível do oceano. Um complexo sistema de diques e barragens vem sendo construído há séculos , com o objetivo de ampliar a superfície acima das águas do mar do Norte. O principal porto holandês , Roterdã, é um dos mais movimentados do mundo. Altamente industrializada , a Holanda apresenta entre 1995 e 2000 índices de crescimento superiores aos da média da União Européia (UE). Mais de 150 canais cruzam Amsterdã , a capital , que recebe anualmente milhões de turistas. O país é conhecido por sua postura liberal em questões de comportamento.

—————————————————————————————————————————————————————————————————————

English version

The country is officially called the Kingdom of the Netherlands, more is better known in many countries such as Holland, the name of one of its provinces. Entirely made up of plains, the country has almost half the country below sea level. A complex system of dikes and dams has been built for centuries, with the aim of expanding the area above the waters of the North Sea. The main Dutch port, Rotterdam is one of the busiest in the world. Highly industrialized, the Netherlands introduced between 1995 and 2000 growth rates above the average of the European Union (EU). Over 150 channels intersect Amsterdam, the capital, which receives millions of tourists annually. The country is known for his liberal stance on issues of behavior.

FATOS RECENTES ( 2000 – … )

Dias antes das eleições de 2002 , Pim Fortuyn , líder do recém-criado partido de extrema direita Lista Pim Fortuyn (LPF) , é morto a tiros. O Apelo Cristão – Democrata (CDA) , partido mais votado , forma governo com a LPF e o Partido Popular por Liberdade e Democracia/ Liberal da Holanda (VVD) , tendo Jan Pieter Balkenende (CDA) como primeiro-ministro. Em outubro , divergências internas na LPF causam o colapso do governo.

Intolerância

O assassinato de Pim Fortuyn é sinal de que a integração das comunidades estrangeiras na sociedade holandesa não é tão harmoniosa .Em 2004 , o cineasta Teo van Gogh , que dirigira um documentário sobre a opressão feminina nas sociedades islâmicas , é morto por um radical muçulmano. Desde então, o governo holandês passa a enrijecer as políticas de imigração e a repressão ao terrorismo. A ministra de Imigração, Rita Verkonk, conhecida como “dama de ferro”, introduz exames de língua e cultura holandesas para imigrantes que desejam permanecer no país e expulsa clérigos mulçumanos acusados de terrosrismo . Sob sua gestão, cresce o número de imigrantes ilegais deportados.

Deportação

Nas eleições de 2003, o CDA conquista 28,6% dos votos . Balkenende forma governo de coalizão entre CDA, VVD e os Democratas 66 (D66). Em 2004 , a Segunda Câmara ( Parlamento) aprova lei que permite a deportação de 26 mil estrangeiros em busca de asilo.

União Européia

Em junho de 2005 , 61,6%  dos eleitores holandeses rejeitam o projeto de Constituição  da UE em referendo. Três dias antes , 54,8% dos franceses já haviam dito não. Os resultados geram crise , pois , para entrar em vigor , a Constituição deveria ser aprovada por todos os países-membros. Em 2007 , o primeiro-ministro anuncia que o Tratado de Lisboa – nova carta da UE – seria aprovada no fim de 2008 pelo Parlamento  , para evitar novo referendo.

Crise Política

Em junho de 2006, o D66 deixa a coalizão e provoca a dissolução do governo. Nas eleições parlamentares antecipadas para novembro , o CDA conquista 41 das 150 cadeiras. Em fevereiro de 2007 , é anunciada a nova coalizão governista , que , além do CDA , conta com o PvdA e a União Cristã (CU).

Eutanásia

A Câmara dos Deputados aprova uma lei , em fevereiro de 2008 , que permite a eutanásia voluntária e a morte assistida nos casos de doentes terminais e doenças sem curas . Em abril , fracassam os planos de compra da Alitalia pela companhia franco-holandesa Air France-KLM , por causa da oposição dos sindicatos às demissões.

Radovan Karadzic

Em julho , o ex-líder sérvio da Bósnia  , Radovan Karadzic , comparece pela primeira vez no Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia , na cidade de Haia. Ele é acusado  de genocídio e crimes contra a humanidade durante a Guerra da Bósnia (1992-1995) . No mesmo mês , o país começa a vender etanol brasileiro.

Crise Econômica

Em outubro , o governo anuncia a injeção de 10 bilhões de euros no maior banco do país , o ING , que prevê prejuízo de 500 milhões de euros por causa da crise. No mesmo mês, Ahmed Aboutaleb , um holandês de origem marroquina , se torna o primeiro político de origem estrangeira a assumir a prefeitura de Roterdã. Os partidos conservadores protestam.

mais informações:https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/nl.html

The URI to TrackBack this entry is: https://moaciralencarjunior.wordpress.com/2009/03/27/holanda-paises-baixos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Eu achei interressante essa pesquisa me ajudou muito na tarefa de geografia e agora sei onde pesquisar quando precisar de saber o qual nome e mais conhecido do reino dos paises baixos

  2. muito educativo… mas não li nada sobre o príncipe ou rei dos países baixos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: